Planos de Financiamento Minha Casa Minha Vida

O que é financiamento habitacional?

O que é Planos de Financiamento Minha Casa Minha Vida?

Financiamento habitacional é um tema amplo, cujo conceito pode variar entre continentes, regiões e países, particularmente em termos das áreas que abrange. Por exemplo, o que se entende pelo termo “financiamento habitacional” em um país desenvolvido pode ser muito diferente do que se entende pelo termo em um país em desenvolvimento como o Brasil que tem Planos de Financiamento Minha Casa Minha Vida e veja como participar.

A União Internacional para Financiamento da Habitação, como uma organização de rede multinacional, não tem posição oficial sobre qual é a melhor definição de financiamento habitacional. No entanto, a seleção das cotações abaixo é oferecida como um instantâneo do que o financiamento habitacional como tema cobre:

“O financiamento habitacional reúne questões complexas e multissetoriais que são impulsionadas pela constante mudança de características locais, como o ambiente legal ou cultural de um país, composição econômica, ambiente regulatório ou sistema político”

Além disso, o conceito de financiamento habitacional e sistemas de financiamento habitacional vem evoluindo ao longo do tempo. Olhando para as definições de meados da década de 1980, vemos que o financiamento habitacional foi definido principalmente em termos de financiamento de hipotecas residenciais:

“O objetivo de um sistema de financiamento imobiliário é fornecer os fundos que os compradores precisam para comprar suas casas. Este é um objetivo simples, e o número de maneiras pelas quais ele pode ser alcançado é limitado. Não obstante essa simplicidade básica, em vários países, em grande parte como resultado da ação do governo, foram desenvolvidos sistemas de financiamento habitacional muito complicados. No entanto, a característica essencial de qualquer sistema, isto é, a capacidade de canalizar os fundos dos investidores para aqueles que compram suas casas, deve permanecer.”

No entanto, nos anos mais recentes, várias outras definições mais amplas surgiram:

“Simplificando, o financiamento habitacional é o que permite a produção e o consumo de moradias. Refere-se ao dinheiro que usamos para construir e manter o estoque habitacional do país. Mas também se refere ao dinheiro que precisamos pagar, na forma de aluguéis, empréstimos hipotecários e pagamentos.”

ou

“Há reconhecimento de outras formas relevantes de financiamento habitacional [além do financiamento de hipotecas residenciais], como financiamentos para desenvolvedores, financiamentos para locação ou micro-finanças aplicadas à habitação. O financiamento para desenvolvedores é muitas vezes na forma de pagamentos antecipados não regulamentados pelos compradores, e os desenvolvedores às vezes fornecem financiamento de longo prazo aos compradores por meio de vendas parceladas quando os mercados de hipotecas não estão acessíveis. Micro-financiamento para habitação é normalmente usado para fins de melhoria casa ou habitação progressiva. Empréstimos são normalmente concedidos sem propriedades comprometidas. Embora o impacto geral do micro-financiamento na habitação permaneça limitado, esta atividade pode representar uma importante fonte de financiamento para aqueles no setor informal.”

Veja os Planos Minha Casa Minha Vida

Habitação Urbana

Confira os planos e vantagens especiais para você que mora ou deseja morar em área urbana.

Saiba mais ›

Habitação Rural

Confira as chances que você, agricultor familiar ou trabalhador rural, tem para morar no que é seu.

Saiba mais ›

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *